Importância da dieta e suplementação para a massa muscular

O conceito de saúde abrange um equilíbrio entre o funcionamento correto do organismo e nossa parte psicológica, sendo que um componente importante é a saúde muscular dos indivíduos.

Já é sabido que a alimentação correta de forma quantitativa e qualitativa associada a prática de exercícios físicos regulares proporciona uma manutenção e também o aumento de massa muscular, sendo que isso auxilia no bem estar e aumento de qualidade de vida. Dentro da alimentação, o nutricionista pode ajustar as quantidades dos macro e micro nutrientes, bem como o uso de determinados suplementos alimentares para a melhora da composição corporal.

A musculação é uma ferramenta importante para pessoas com doenças crônico degenerativas como obesidade, diabetes, câncer, HIV e também para o envelhecimento. Pensando em aumento de massa muscular, temos a disponibilidade de carboidratos como a waxy maize que fornece energia durante os treinos e as proteínas whey protein, hidrolisado de carne, proteínas vegetais e além de aminoácidos de cadeia ramificada e glutamina e creatina para aumentar a recuperação muscular e a síntese de novas fibras musculares.

Em especial, temos um conceito sobre o horário correto do uso dos suplementos (nutriente timing), sendo que isso é ajustado pelo nutricionista perante a individualidade dos pacientes. Por exemplo, o uso de proteínas de rápida absorção são usadas próximas aos treinos, sendo que podem ser adicionados os BCAAs e a glutamina em conjunto com as proteínas para auxiliar na recuperação muscular. Outro exemplo, é a inclusão da creatina para o aumento de energia nos treinamentos de alta intensidade e curta duração, como a musculação por exemplo, melhorando assim o desempenho e o aumento de massa muscular. As proteínas de lenta absorção são mais utilizadas nos intervalos de refeição e antes de dormir, com o objetivo de manter boas quantidades de aminoácidos no sangue por mais tempo, auxiliando também na recuperação muscular.

Desta forma, vemos que o uso correto de tais suplementos, com orientação específica de um nutricionista do esporte é a forma mais correta para alcançar o aumento de massa muscular, bem como a saúde e bem estar.

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