O que significa a dor tardia dos treinos

Quem já treinou perna até o limite sabe bem o que é dor tardia. Quando realizamos uma atividade física, especialmente após uma fase excêntrica intensa ou um movimento/exercício nunca antes realizado, é comum sentirmos a famosa “dor muscular de início tardio” (DMIT), aquela dor que geralmente aparece 48 horas após o exercício.

É comum associarmos essa DMIT com ganhos de força e principalmente hipertrofia. Mas o que a ciência diz sobre isso?

Schoenfeld e Contreras (2013) publicaram um estudo sobre esse tema na Strength & Conditioning Journal. Segundo os autores, a causa da DMIT não está totalmente definida, mas pode ser através da ação de prostaglandinas, histaminas e outras substâncias nos nervos aferentes, que transmitem os sinais químicos de dor para o sistema nervoso central.

Na prática, a DMIT é correlacionada com o dano muscular, também conhecido como as famosas “microlesões” causadas pelo exercício. Esse dano muscular é importante para a hipertrofia muscular. Entretanto, existe controvérsia na literatura científica quanto à correlação da DMIT com o dano muscular, pois alguns estudos observaram correlação, enquanto outros não. Outro ponto importante é a alta variabilidade entre indivíduos: alguns indivíduos parecem ser mais susceptíveis a DMIT do que outros, mesmo quando falamos de atletas do mesmo nível (como em levantadores de pesos experientes). Em resumo, A DMIT pode ser um indicativo interessante no que diz respeito a adaptação muscular. Entretanto, a “ausência” de DMIT não significa que aquele treino não provocou adaptações positivas, assim como a “presença” de DMIT não significa que irá ocorrer hipertrofia (atletas de endurance muitas vezes sentem DMIT sem a presença de hipertrofia, por exemplo).

Referência: 
SCHOENFELD, Brad J.; CONTRERAS, Bret. Is Postexercise Muscle Soreness a Valid Indicator of Muscular Adaptations?. Strength & Conditioning Journal, v. 35, n. 5, p. 16-21, 2013

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *