Suplementar creatina prejudica a função renal?

A suplementação de creatina vem sendo cada vez mais utilizada, seja por atletas ou praticantes de exercício físico, o que faz deste suplemento um dos campeões de venda no mercado.

Um suplemento que está no topo dos mais vendidos e ainda por cima um dos que possui enorme evidência científica por seu estímulo explosivo em exercícios de curta duração e alta intensidade.

Imagem-creatina-body

Deveríamos então parar de utilizá-lo pois nossos rins estarão fadados à falência?

Pois bem, para responder tal questão, o professor Dr. Bruno Gualano da Universidade de São Paulo (USP) recrutou homens de 18 a 35 anos de idade com um estilo de vida sedentário e sem doenças renais ou cardiovasculares pré-existentes. O professor com seu grupo de estudo suplementou por 12 semanas estes indivíduos com creatina e placebo.

O protocolo de suplementação? Vamos lá!

– Foram 0,3g de Creatina/kg de peso corporal na primeira semana (para um indivíduo de 70 kg, isso corresponde a 21g por dia), seguidos por 0,15g/kg de peso corporal (metade da dosagem anterior = 10,5g) por 11 semanas!

Prestou atenção? 10g de creatina diária por 11 semanas seguidas! E a função renal desses indivíduos?

Para avaliar a função renal, os pesquisadores analisaram a concentração de cystatina C, um importantíssimo marcador. E adivinha? A concentração de cystatina C diminuiu na mesma proporção em ambos os grupos (creatina vs placebo), durante as 12 semanas de estudo!
Como os autores concluem o estudo? “A suplementação de altas doses de creatina não resulta em efeitos adversos à função renal em indivíduos submetidos ao treinamento aeróbio moderado.”

Ou seja, tudo DEPENDE! A suplementação de creatina deve ser regulada quanto à dosagem, tempo, quem vai utilizar e principalmente com acompanhamento de exames laboratoriais.

E você? Qual é o seu protocolo de creatina? Como você tem usado o suplemento no seu dia-a-dia ou preparações? Escreve aqui nos comentários!


Referência bibliográfica:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18188581

Comentários

  1. Denilson Marcos

    Uso a creatina com frequência exatamente como no teste 10 gr diariamente nunca tive problemas renais.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *