Mitos e verdades sobre pré-treinos e termogênicos

Será mesmo que existem substâncias e suplementos capazes de queimar gordura, acelerar o metabolismo e secar a indesejável ¨barriguinha”, sem comprometer o ganho de massa?

Se você já está familiarizado com o universo de academia, treino, dietas e suplementos, na certa, irá responder ‘termogênicos’ e ‘pré-treinos’, tendo em vista a fama desses compostos. Mas será que é verdade?

O que confunde muita gente em relação ao pré-treino e os ‘termos’ são as sensações parecidas que dão no corpo, como maior disposição e energia. Apesar disso, a finalidade é o grande diferencial. Por exemplo, os termogênicos, como o Dexadrine, têm substâncias estimulantes, porém, seu objetivo é auxiliar no emagrecimento. Então, ele terá na composição a cafeína e outros componentes que, além de darem um gás, podem reduzir o apetite ou ajudar a retenção de líquido.

SAIBA MAIS:
CONHEÇA A LINHA DE TERMOGÊNICOS DA INTEGRALMEDICA
CAFEÍNA E DESEMPENHO FÍSICO
SUPLEMENTAÇÃO PARA INICIANTES

Já o pré-treino, como o 8-loss, também oferece o estímulo energético, mas seu propósito é aumentar a força, melhorar a recuperação muscular, evitar o catabolismo (perda de massa magra) e a fadiga.

Então, enquanto o termogênico é um ótimo aliado para exercícios de alta intensidade, o pré-treino é bom para exercícios de resistência.

Agora que sabemos disso, vamos aos mitos e verdades:

“Termogênicos derretem a gordura do corpo”
MITO! Suplementos e alimentos com essas propriedades são destinados a estimular o metabolismo. Eles potencializam a termogênese, que é o processo responsável por elevar a temperatura corporal e, basicamente, usar do açúcar no sangue (glicose) e da reserva de gordura como fonte de energia. Mas é um equívoco afirmar que seu uso leva à eliminação da gordura corporal, bem como localizada. A perda é consequência de uma série de fatores.

“São eficazes independentemente do treino ou da alimentação.”
MITO. A ingestão isolada desses compostos não levará ninguém a perda de peso ou ganho de massa. Não adianta acelerar seu metabolismo, se seus hábitos são os mesmos. Pré-treinos e Termogênicos funcionam quando estão alinhados a uma dieta e exercícios físicos adequados.

“Devemos consumir termogênicos antes de dormir, porque de noite o metabolismo fica mais lento.”
MITO. Muita gente acha que deve fazer isso, mas o recomendado é que o consumo seja feito de dia, preferencialmente, de manhã, durante uma refeição, ou antes, dos exercícios físicos.
Não é indicado de forma alguma consumir esses estimulantes próximo do horário de dormir, pois isso pode atrapalhar a produção da melatonina (hormônio do sono) e gerar uma série de problemas, como a insônia.

“Quanto maior a ingestão, mais benefícios”
DUAS VEZES MITO. O exagero pode acarretar em muitos problemas de saúde, dentre eles disfunções gastrointestinais, arritmia, dores de cabeça, Insônia, tontura, problemas cardíacos e na tireoide. Como sempre digo, o que difere o remédio do veneno é a dose.

“Ao longo do tempo, esses suplementos podem deixar de fazer efeito”
MITO! O que deve ser alterado regularmente, na realidade, é o treino e, assim, por recomendação de um profissional que avaliou e examinou você, poderá ajustar, OU NÃO, a dose de determinado suplemento. Mas não quer dizer ele perca o efeito.

“Termogênicos naturais não têm contraindicação e estão liberados ”
MITO! Para cada fonte termogênica há uma quantidade limite e para cada organismo uma porção recomendada. O fato de serem fontes naturais não significa absolutamente nada, pois os efeitos são os mesmos e tão potentes quanto os que vêm em capsulas. Lembrando que gestantes, crianças, pessoas com alguma disfunção na tireoide, com problemas cardíacos, que tiveram derrame cerebral; que têm diabetes e insônia recorrente NÃO devem fazer uso dessas substancias.

“Pré-treino aperfeiçoa dá força aos músculos”
MEIA VERDADE, MEIO MITO. A desenvoltura da força muscular e a resistência dependem de estímulo, treino adequado e muita insistência. O suplemento ajuda, mas não vai treinar por você. Não pense que tomar o pré-treino vai te impedir de sentir a exaustão muscular ou te deixar mais forte que o normal.

“Suplementos causam efeitos colaterais”
VERDADE. Em uma situação onde os suplementos ou o alimento foram indicados por um profissional, nas dosagens corretas e o paciente segue a risca, o efeito sempre será positivo. Agora, em caso de exagero, sim, a longo prazo pode, causar efeitos indesejados como problemas cardiológicos. Você sabia que até mesmo o uso indiscriminado de whey protein pode ser maléfico. Pode prejudicar o fígado e os rins!

Esses são algumas frases que já ouvi por aí. Algumas têm um fundo de verdade, mas outras não têm fundamento. Para finalizar, a dica é: não foque na gordura localizada apenas, porque quando emagrecemos, perdemos gordura no corpo todo e não apenas nos culotes, rosto ou braço, por exemplo, apesar da “genética” de cada um “determinar” onde acumulamos mais.

Tenha em mente também que não existe chá, cápsula, pílula, pó, líquido, creme, gel, vinagre, shake, óleo, bebida, plástico filme, detox, produto, que vai derreter gordura magicamente por você.

A formula perfeita que vai fazer você emagrecer é: Déficit Calórico + Dieta Equilibrada + Exercícios e Insistência. O suplemento é um toque, um auxílio que deve ser recomendado sempre por um profissional.

A verdade é dura e sabemos que a frase “consulte um profissional, coma bem e se exercite” não soa tão incrível quanto “emagreça de vez com termogênico mágico”.

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *