Mitos e verdades sobre Creatina

É muito comum um paciente ir ao consultório, seja com o objetivo de perda de gordura corporal ou com objetivo de aumento de massa muscular, e quando conversamos sobre a suplementação de creatina surgir diversas dúvidas e medos. Listamos abaixo os principais mitos e verdades sobre a creatina.

Usar creatina por muito tempo faz mal? Preciso fazer ciclos de creatina?

Diversos estudos têm demonstrado que a suplementação de creatina não faz mal e nem sobrecarrega os rins. Revisões de literatura feita por pesquisadores belgas e coreanos mostraram que a suplementação de creatina pode ser segura, desde que acompanhada, e realizada uma boa anamnese para investigar possíveis antecedentes de saúde dos indivíduos. Para indivíduos saudáveis a suplementação tem se mostrado muito benéfica em resultados e sem nenhum efeito colateral também (Kim et al., 2011). Esta mesma revisão traz dados importantes, como a suplementação de creatina em muitos estudos sendo utilizada por muitos meses e anos, e não causando nenhum prejuízo para os indivíduos que participaram dos estudos.
Sendo assim torna-se um MITO falar que a suplementação com creatina faz mal e que não deve ser utilizada por longos períodos.

A suplementação de creatina sobrecarrega os rins?

Existem revisões científicas publicadas em revistas nacionais, de professores renomados no assunto de suplementação com creatina como o professor Bruno Gualano. E nesta revisão os autores trazem trechos como: “Não há evidências de que a suplementação de creatina prejudique a função renal em sujeitos saudáveis, quando consumida na dosagem preconizada.” (Gualano et al., 2008).

A suplementação de creatina retém líquido? Se sim, isso é ruim?

A creatina retém líquido sim, porém a retenção de água que ela gera é DENTRO do músculo, sendo este efeito algo extremamente importante para a recuperação da musculatura depois do exercício e para o processo de anabolismo (aumento de massa muscular). A retenção de líquido causada pela creatina é totalmente diferente da retenção causada pelo sódio. Esta retenção de líquido pelo alto consumo de sódio gera prejuízos para a saúde dos indivíduos, mas esta retenção não tem nenhuma relação com a suplementação de creatina.

Espero que tenha respondido as principais dúvidas sobre a suplementação de creatina, nos vemos na próxima, até mais pessoal!

Referências bibliográficas

GUALANO, B. et al. A suplementação de creatina prejudica a função renal? Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 14, p. 68-73, 2008. ISSN 1517-8692.
KIM, H. J. et al. Studies on the safety of creatine supplementation. Amino Acids, v. 40, n. 5, p. 1409-18, May 2011. ISSN 0939-4451.

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