O German Volume Training (GVT) e seu efeito na hipertrofia muscular

O German Volume Training (GVT) é um método bem simples e utilizado principalmente para aumento de massa muscular e hipertrofia. O GVT consiste em realizar poucos exercícios por grupo muscular (geralmente multiarticulares), 10 séries de 10 repetições à 60-80% de 1RM, intervalos de 60 a 90 segundos.

Em um estudo realizado por AMIRTHALINGAM et al (2016) foram recrutados 19 sujeitos, divididos em 2 grupos que se diferenciava no seguinte: O Grupo GVT realizava 10 séries de 10 repetições nos principais exercícios e o grupo GVT modificado 5 séries de 10 repetições, entretanto os 2 grupos utilizavam exercícios auxiliares com menos series (mesma quantidade nos 2 grupos).

O treinamento demorou 10 semanas, sendo feito 3x por semana (dia 01 peito/costas, dia 02 pernas e dia 03 ombros/braços). Ambos os grupos aumentaram a massa muscular nos membros superiores, entretanto o grupo GVT modificado (5 séries) teve maiores aumentos quando comparado com o grupo GVT (10 séries). Quanto a força muscular, o grupo GVT modificado teve maiores aumentos no teste de 1RM nos exercícios supino e puxada.

Esses resultados contrariaram a hipótese inicial dos autores, que eram de maiores aumentos no grupo GVT (10 séries) comparado com o grupo GVT modificado (5 séries). Alguns pontos importantes sobre essa pesquisa: O treino GVT durou em média 64 minutos, enquanto que o GVT modificado foi de 48 minutos; Não houve aumentos significativos para os membros inferiores, sendo que estes só foram exercitados 1x por semana; Os autores levantam a hipótese de que apenas treinar membros inferiores 1x por semana não foi o suficiente para esse grupo de voluntários, que tinham mais de 3 anos de experiência em musculação; Outro ponto muito importante é que no GVT original usava-se exercícios básicos como agachamentos e deadlifts, enquanto que neste estudo utilizou-se leg press e exercícios isolados.

Eu gosto bastante do método GVT, sei de relatos positivos de bodybuilders sobre seu uso, mas alguns pontos devem ser considerados sobre este método, especialmente quanto a capacidade individual de cada um para suportar altos volumes de treinamento!!

Referência:
Effects of a Modified German Volume Training Program on Muscular Hypertrophy and Strength. Amirthalingam, T, et al. J Strength Cond Res 31(11): 3109–3119, 2017

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