Quais as melhores estratégias para hipertrofia

Todos que já tentaram uma dieta para ganhar massa magra sabem o quão difícil e trabalhoso é conquistar músculos. Exige disciplina, seguir a dieta e, além disso, escolher os nutrientes corretos para ingerir, pois o alto consumo de calorias pode gerar aumento de peso, mas acompanhado de muito acúmulo de gordura corporal. Ainda, o inadequado consumo de proteínas pode atrapalhar no aumento de massa muscular.

Assim, um consumo adequado da quantidade e da qualidade das proteínas deve ser um dos fatores a ser considerado para que ocorra o aumento de massa magra nos indivíduos que realizam exercícios.

Mas como saber qual a escolha correta? Bom, alguns pesquisadores nos trazem estudos científicos bem consistentes com respostas das melhores escolhas de proteínas em uma dieta.

Recentemente, em 2016, um dos pesquisadores mais renomados da ciência em nutrição esportiva, Stuart Phillips, escreveu uma revisão científica explicando o impacto da qualidade das proteínas na promoção de massa muscular. Na revisão o autor destaca a importância do consumo adequado de aminoácidos essenciais (aqueles aminoácidos que nosso corpo não consegue produzir, e que precisamos ingerir na dieta para gerar aumento de massa muscular) dentro das proteínas.

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Assim, o consumo nas refeições de aminoácidos essenciais torna-se importante para as pessoas que desejam aumentar a massa muscular, uma vez que estes aminoácidos gerarão estímulos para a muscular se desenvolver ao longo do tempo.

A escolha de proteínas com alta qualidade possui um papel importante no processo de ganho de massa muscular, e um bom nutricionista pode auxiliar nessas escolhas através da elaboração de uma dieta equilibrada e que gere resultados.

Nos vemos na próxima, até mais pessoal!

Referências bibliográficas:
PHILLIPS, S et al. The impact of protein quality on the promotion of resistance exercise-induced changes in muscle mass Nutrition & Metabolism (2016)

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